Para entender um pouco das emoções positivas

senjuti-kundu-349426

As emoções possuem um papel fundamental na vida do ser humano.

Até arriscaria dizer que são as emoções que dão humanidade ao homem, colorindo a vida com as tonalidades de cada momento.

Com tamanha relevância em nossas vidas, não é de se estranhar quando pensamos que as emoções influenciam uma das principais faculdades da pessoa: a capacidade de tomar decisões. Seja para fazer uma escolha que pode mudar toda a vida (como aceitar um pedido de casamento ou uma proposta de emprego diferente) ou para pequenas escolhas que parecem não ter muita importância (como escolher entre meias pretas ou azuis para ir trabalhar), é quase impossível ignorar por completo as emoções.

É inegável o impacto que as emoções causam no cotidiano de um indivíduo, porém estudar tal tema é complexo e ambíguo, dada a natureza subjetiva das emoções. Por isso, um dos grandes interesses da psicologia positiva estaria relacionado a compreender o surgimento de emoções positivas e sua influência no bem-estar da pessoa.

Em quais condições uma emoção surge?

Quais estímulos, até então indiferentes, tendem a gerar emoções positivas ou negativas?

Emoções positivas e negativas podem coexistir no mesmo organismo?

Muitas são as perguntas que assolam os pesquisadores desta ciência. Contudo, alguns estudos já apontam conceitos importantes para se compreender a gênese e desenvolvimento das emoções, sendo destacado que:

  • As emoções estão fortemente ligadas à cultura que o indivíduo está inserido. Deste modo, algumas emoções tidas como negativas em uma cultura (como a raiva) podem ser consideradas como positivas, e até desejadas, em outra;
  • Para se entender as emoções positivas, é necessário entender também as emoções negativas;
  • Os processos relacionados às emoções positivas são oponentes às negativas;
  • Emoções positivas não são apenas o estado onde o organismo se encontra isento de emoções negativas. (Seligman & Pawelski, 2003)

Com tais ideias apresentadas, fica evidente tamanha complexidade do tema, dado o forte viés cultural associado, os processos paralelos entre positivo e negativo e a impossibilidade de se separar as emoções positivas das negativas para analisá-las independentemente.

Todavia, já é possível compreender que a mesma emoção pode ser considerada de modo diferente por indivíduos distintos, ou seja, os sentimentos que geram satisfação e bem-estar para uma pessoa podem ser aversivos a outra, dependendo do contexto. Além disso, pode-se pensar que não há a necessidade da erradicação das emoções negativas para que as positivas apareçam. Em outras palavras, bons sentimentos podem surgir a qualquer momento, independentemente da situação crítica e desfavorável que o sujeito possa estar vivenciando.

Apesar de tais pontos, não devemos temer as emoções negativas, visto que elas também trazem benefícios. Seligman e Pawelski (2003) destacam que estudos apontam situações onde pensamentos negativos levaram indivíduos a agir com maior acurácia em suas ações.

Embora ainda existam muitas questões sobre o funcionamento emocional das pessoas, é sabido que o modo como cada pessoa governa suas emoções pode favorecer o aprimoramento de habilidades e recursos internos que elevem o seu bem-estar.

Cuidar das emoções ajuda a transformar potencial em talento, situações desfavoráveis em vantagens, tristezas em alegrias.

Faça um grande favor a você mesmo: cuide de suas emoções!

 

Referência Bibliográfica

Seligman, M. E. P. & Pawelski, J. O. (2003). Positive Psychology: FAQs. Psychological Inquiry, 14(2) 159-163

Imagem: Senjuti Kundu on Unsplash

Nota

Este post não tem por finalidade debruçar-se sobre todo o tema utilizando-se de métodos de pesquisa científica, mas explorar as ideias explanadas em trabalhos científicos a respeito do tema.

Sobre Daniel Alkmin

Psicólogo pela Universidade Santo Amaro, com sólida atuação em Recursos Humanos e Educação, curioso sobre os temas relativos a auto realização.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s